Orando pelo Espírito

É amplamente aceito pela maioria dos evangélicos que o Espírito Santo de Deus habita na Igreja, por meio da habitação nos corações dos crentes. Entretanto, existem diversas explicações para a aparente inércia da Igreja diante do mundo moderno e seus desafios.


Parece-nos que a causa básica é a falta de uma atuação mais intensa do Espírito Santo no mundo e na igreja, e isso ocorre devido à falta de oração adequada por parte da Igreja nesse sentido.


No texto a seguir, Lucas narra como Jesus, em resposta ao pedido dos discípulos, ensina-os a orar, dando-lhes o modelo do "Pai Nosso" (Lucas 11:1-4). Ele conta-lhes a parábola do amigo importuno (Lucas 11:5-8), incentivando-os a orar com perseverança (Lucas 11:9-12) e coloca o Espírito Santo como alvo de suas orações (Lucas 11:13).


1. Orando pelo Espírito Santo.


Vamos tentar entender bem o que o Senhor nos está ensinando.


a. Com relação ao conteúdo deste pedido, ou seja, "o Espírito".


No Velho Testamento, o Espírito agia de forma especial, capacitando pessoas para determinados serviços a Deus (como Bezaleel, Êxodo 35:31; Balaão, Números 24:2; Sansão, Juízes 14:6; Saul, 1 Samuel 10:10).


No entanto, havia uma promessa de um derramamento geral do Espírito, conforme descrito em Joel 2:28-32. Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes, quando os apóstolos foram cheios do Espírito (Atos 2:4).


A partir desse momento, o Espírito passou a habitar de forma definitiva na Igreja, e qualquer pessoa que creia em Jesus, com arrependimento de seus pecados, recebe o Espírito Santo (Atos 2:38,39).


Nesse sentido, não precisamos mais orar pelo Espírito, pois todo crente já o possui desde sua conversão (Romanos 8:9).


No entanto, há um sentido em que Deus dá o Espírito ao crente ou à Igreja. O próprio Jesus "recebeu" o Espírito, mesmo sendo gerado pelo Espírito, para poder começar seu ministério (João 3:34).


Deus "dava" o Espírito e milagres aos Gálatas pela fé, provavelmente significando certas manifestações pentecostais (Gálatas 3:5). Deus "dava" o Espírito aos tessalonicenses, o que, pelo contexto, entendemos ser as operações santificadoras do Espírito (1 Tessalonicenses 4:8).


É nesse sentido que hoje devemos entender o ensino do Senhor sobre pedir o Espírito Santo.


b. Com relação à forma (maneira) de pedirmos ao Pai celestial que nos dê Seu Espírito.


O contexto de Lucas 11:13 mostra que este pedido deve ser feito com insistência. Algumas razões sugeridas pela própria narrativa:


- O Espírito é colocado pelo Senhor como a maior de todas as "coisas boas" que podemos pedir, ou como disse Calvino, "O Senhor quis mostrar que devemos buscar o Espírito acima de todas as coisas boas".


- É da natureza do Pai Celestial conceder Seu Espírito a Seus filhos, e, portanto, devemos insistir nisso.


2. Como esse ensino afeta nossa vida de oração?


Algumas implicações nos incomodam no presente momento. Quais são elas?


a. Um derramamento do Espírito Santo é o que a Igreja mais precisa atualmente.


O mundo está enfrentando crises espirituais, morais, sociais e econômicas. Infelizmente, a Igreja parece estar apática, amordaçada, temerosa e ineficaz diante desse cenário sombrio. Um avivamento espiritual na Igreja, com consequentes bênçãos para o mundo, é a necessidade do momento.


b. Já que o Espírito é dado em resposta à oração, devemos, acima de tudo, orar por esse evento, especialmente em grupos na Igreja e em família.


c. Dada a importância desse assunto, devemos orar com perseverança, sem desanimar, até que os céus se abram e as bênçãos do Espírito venham sobre nós.


Você já possui o Espírito Santo de Deus? Está orando por mais dele? Tem anseios por um despertamento espiritual? Oh, que Deus levante homens e mulheres com corações ardentes pela Sua glória!

Augustus Nicodemus

Vídeos Relacionados

APROFUNDE SEUS ESTUDOS

Estamos te esperando!

Esse conteúdo foi escrito originalmente para a comunidade Vivendo as Escrituras

Aulas Ao Vivo com Augustus Nicodemus

Dezenas de cursos e ebooks

Fórum e recursos para transformar seu estudo da Palavra de Deus

Venha estudar a Bíblia conosco na comunidade online do Pr. Augustus

Copyright © Augustus Nicodemus 2025 – Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Políticas de Privacidade

Inscreva-se para receber em seu e-mail meus conteúdos e novidades: